segunda-feira, 2 de setembro de 2013

“Criança Esperança” movimenta programação da Globo


Quem ligou a TV na Globo neste sábado, teve a impressão que era dia de semana. A emissora resolveu reformular a maratona do "Criança Esperança", apostando em algumas de suas principais atrações para angariar recursos para projetos sociais em parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A principal novidade foi a faixa matutina, já que durante a tarde entraram no ar "TV Xuxa" e "Caldeirão do Huck", tradicionalmente exibidos na grade de sábado. Foi interessante ver "Bom Dia Brasil", com Renata Vasconcellos e Chico Pinheiro; "Mais Você", com Ana Maria Braga; "Bem Estar", com Mariana Ferrão e Fernando Rocha; e "Encontro", com Fátima Bernardes. Tudo ao vivo.

Vale ressaltar que o sábado é um dia ingrato para a programação televisiva, com número de televisores ligados bem abaixo da média semanal. Tanto que atrações exibidas de segunda a sábado - novelas, por exemplo - tem uma queda quase que natural aos finais de semana.

Não há muito o que inventar nem o que fugir da fórmula original do projeto, da convocação para as doações e tudo mais. Mas, depois de 28 anos, é importante tentar inovar. Por isso, essa mudança na programação trouxe novos ares e movimentou o panorama televisivo do final de semana, ao diferenciar o conteúdo, principalmente o matutino.

Em meio as notícias do dia-a-dia, os telejornais da emissora deram destaque a projetos apoiados pelo "Criança Esperança". Já os programas da casa se ocuparam quase que o tempo todo do tema. Ana Maria Braga começou empolgadíssima seu "Mais Você" com um parque temático repleto de crianças.

Já Fátima Bernardes apostou num exemplo de solidariedade ao receber o patrono do projeto, Renato Aragão. Bom comentar que o "Caldeirão do Huck" mereceu edição ao vivo. O fato de cada apresentador ter o mesmo propósito, mas estar em seu próprio programa, com pautas diferentes, distanciou comparações com a maratona do "Teleton", no SBT - onde vários artistas se revezam no mesmo palco, num formato que por vezes se torna cansativo.

Em sua 28ª edição, o "Criança Esperança" precisava de algo além do já batido show. A ideia de convocar todo o elenco da Globo para dar plantão em pleno sábado, além de dar vida à programação, é sempre um plus. Claro que alguns imprevistos ocorrem (e ocorreram), porém, o mais bacana foi ver todos assumirem que era ao vivo - algo que o telespectador até compreende e gosta de ver, saber como é feito um programa de TV.

Foi assim, por exemplo, quando Fátima Bernardes e Ana Furtado mostravam os artistas que bancavam telefonistas no "Mesão da Esperança". Ana queria falar com o ator Milton Gonçalves, mas ele estava o tempo todo ocupado. Quando foi dar uma demonstração de sua atuação ao telefone, lançou "Criança Esperança, bom dia!". Após poucos segundos, completou: "Ih, Desligou!". Acontece. Vale frisar ainda que Tatá Werneck teve um destaque especial no "Mesão" por conta do sucesso de Valdirene em "Amor à Vida".

Para fechar o dia, o tradicional show, apresentado por Lázaro Ramos, Fernanda Lima e Patrícia Poeta, também ao vivo, com a mistura de entretenimento e jornalismo, que permeou a programação especial. O que sobrou durante o dia, faltou à noite: espontaneidade. Tudo muito ensaiadinho. Apresentadores presos ao roteiro, lendo teleprompter o tempo todo. Dessa forma mecânica, tava difícil passar emoção. Mas é "aquela coisa Globo" - e a tática preventiva de tomar todas as medidas para evitar riscos.

Além dos 27 artistas, de estilos diferentes, ficou clara neste ano a aposta na descontração por meio de parcerias bacanas como as de Gaby Amarantos e Daniela Mercury, Martinho da Vila e Mart'nália (que me pareceu um tanto incomodada com seu retorno de áudio). Até as 23h deste sábado (31.08), mais de 800 mil ligações tinham sido feitas e mais de R$10 milhões arrecadados. Tudo pelo social!

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário