sexta-feira, 27 de setembro de 2013

“Pecado Mortal” causa boa impressão na estreia


Carlos Lombardi está de volta à ativa. Isso ficou claro na estreia de "Pecado Mortal" na noite desta quarta (25.09) na Record. O estilo do autor - de sucessos como "Vereda Tropical" (1984/85), "Bebê a Bordo" (1988/89), "Perigosas Peruas" (1992), "Quatro por Quatro" (1994/95) e "Uga Uga" (2000/01) - estava bem marcado no primeiro capítulo. A diferença é a roupagem de época (ou, nesse caso, a pouca roupagem!).

Com um enredo mais sofisticado e não tão fácil de assimilar logo de cara, "Pecado Mortal" é a primeira criação de Lombardi na nova emissora, após 31 anos na Globo, onde também viu algumas de suas tramas, como "Vira Lata" (1996) e "Pé na Jaca" (2006/07), amargarem baixa audiência e receberem uma avalanche de críticas. A nova produção mantém os homens descamisados - uma marca registrada, para deleite do público feminino - e, ao que tudo indica, vai apostar forte não apenas em doses de ação (investimento na ala masculina), mas no humor.

Para um primeiro capítulo, o autor evitou ser didático e, talvez por isso, o enredo central, principalmente, ficou um tanto perdido. Porém, não faltou dinamismo, boa edição, bela fotografia, trilha sonora bem escolhida, direção caprichada e atuações competentes, além de diálogos sarcásticos e sensualidade. Com ares de superprodução (cogita-se um investimento de R$ 500 mil por capítulo) "Pecado Mortal" deixou aquela vontade de ver de novo no dia seguinte. Isso é bom!

A partir do desfecho do capítulo (e com todos os outros que vêm pela frente), justamente, é que o enredo principal tem tudo para ficar mais claro na cabeça do telespectador. Stella (Betty Lago) reaparece depois de 36 anos, para provar à Donana (Jussara Freire) que está mais viva do que nunca. O embate entre as atrizes promete ser um dos pontos altos da novela.

A história de "Pecado Mortal" começa em 1941 quando Ana Vêneto, ou Donana, vivida na primeira fase por Maytê Piragibe, ajuda o marido Michele (Henrique Guimarães) a herdar o posto do bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.) no Morro do Pinguim, no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, Donana descobre que o marido era amante de Stella (Marcela Barrozo), que está grávida e já tem um filho de dois anos com Michele, o pequeno Otávio.

Quando Marco Antonio nasce, Donana o toma de Stella e faz Michele acreditar que o menino é filho legítimo dos dois - e que pegou Otávio no morro para criar. Ao mesmo tempo, pede para para o irmão, Getúlio (Gustavo Leão), sumir com Stella para ninguém descobrir sua farsa.

Já em 1977, o segredo guardado a sete chaves está prestes a vir à tona. Após a passagem de tempo, Otávio é interpretado por Felipe Cardoso, Getúlio por Mário Gomes e Luiz Guilherme vive Michele. Mas quem é Marco Antonio? Eis um dos mistérios da trama, lembrando que Carlão (Fernando Pavão), marido da promotora Patrícia (Simone Spoladore) se esconde sob uma identidade falsa e renega o passado.


Após protagonizar a mal sucedida "Máscaras", Fernando Pavão começou bem no novo papel e demonstrou estar à vontade ao desfilar com pouca roupa em cena (o que não será privilégio dele). Simone Spoladore - depois da exagerada Violeta de "Balacobaco", que ela defendeu muito bem - foi um dos destaques da estreia. O casal inventa histórias provocantes e cheias de erotismo para manter o desejo na relação.

Também chamaram atenção Carla Cabral (que pra mim vai ser sempre Carla Regina), como a stripper Laura, Paloma Duarte (Dorotéia) e Guilherme Winter (Veludo) - que pode ser visto no elenco da minissérie "José do Egito", que segue no ar, assim como Carla e outros atores da novela (faltou atenção da Record nessa questão). A trama aposta ainda na disputa entre as famílias Veneto e Ashcar pelo poder, no tráfico de drogas (a nova turma do crime organizado num contraponto aos velhos contraventores) e no som das discotecas.

Nomes que já atuaram em tramas de Lombardi repetem a parceria. Além de Betty Lago, espécie de talismã, estão no elenco Daniel del Sarto, Bianca Byington, Tatyane Goulart, Vitor Hugo, Carlos Bonow, Iran Malfitano, Heitor Martinez e Claudio Heinrich.

Audiência - Apesar de estrear numa quarta-feira e concorrer com futebol, "Pecado Mortal" começou bem: no patamar acima de dois dígitos que a Record tem como meta. A novela - que não teve intervalos - marcou 11 pontos, com pico de 13, na Grande São Paulo, segundo prévia do Ibope. A Globo liderou com 19 (bem menos do que registra "Amor à Vida"), o SBT ficou com 7 pontos e a Band com 4.

Só para comparar, as antecessoras no horário (22h30), "Dona Xepa" e "Balacobaco", marcaram 9 e 8 pontos na estreia, respectivamente. O primeiro capítulo de "Máscaras" cravou 11 pontos, mas o estilo da trama afugentou o público posteriormente. Vamos aguardar os próximos capítulos da grife Lombardi.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário