quarta-feira, 25 de setembro de 2013

“SBT Notícias” estreia com nova proposta


O tão anunciado telejornal de fim de tarde do SBT estreou nesta segunda (23/09) em substituição a precoce (portanto, equivocada) reprise de "Carrossel" (que a própria emissora admitiu publicamente, em comunicado oficial, não ter funcionado). O "SBT Notícias" está longe de ser um "Aqui Agora" (como se pretendeu) ou um "Boletim de Ocorrências", outro nome cogitado para o jornalístico.

O fato é que Neila Medeiros, a âncora, está com prestígio no canal de Silvio Santos. A jornalista - vinda do SBT de Brasília- foi apontada como "a única mulher capaz de enfrentar Marcelo Rezende (Record) e José Luiz Datena (Band)". Que moral! Mas, sejamos justos, ela deu conta do recado (não que tenha abalado a concorrência), assim como Izabele Benito (do Rio de Janeiro), que mandou muito bem, interagindo com Neila (em São Paulo).

A audiência prévia foi razoável: 5 pontos de média e 7 de pico, na Grande São Paulo, segundo o Ibope. Embora represente metade do que marcou a Record (10), ficou à frente da Band (4). A Globo marcou 21 no horário.

Na verdade, o "SBT Notícias" está mais próximo dos telejornais matutinos da própria emissora (como o que é apresentado por César Filho). Não se diferencia muito e é um bom produto, dinâmico e menos "mundo cão" do que se imaginava (tomando o "Aqui Agora" como referência - ainda não foi dessa vez que o lendário programa foi ressuscitado). Nesse quesito, Rezende e Datena seguem mais sanguinolentos.

Em alguns momentos, tanto Neila quanto Izabele, deixaram de lado a leveza e adotaram um tom mais "nervoso" - para acentuar indignação - induzidas pela linha dos concorrentes. Bobagem! Neila é uma opção e os estilos são completamente diferentes. Bem mais agradável vê-la, não é?

O jornalístico teve início com uma entrevista "exclusiva" com a mulher de um executivo da Friboi assassinado, apostando em notícias factuais e entradas de repórteres ao vivo. Assim como o extinto "Aqui Agora" investiu ainda na variedade e em quadros mais leves, como "As Aventuras de Dona Esmeraldina", encabeçado por dona Maria Esmeraldina, de 80 anos , que fará reportagens sobre a terceira idade. Para terminar, detalhes do casamento do cantor Naldo, no clima do "funk ostentação".

Se a ideia era mexer com a concorrência - ou ameaçar -, o erro foi mesmo o horário. O "SBT Notícias" começou às 18h30 e terminou às 19h20. Praticamente 1h30 de defasagem em relação às emissoras rivais - Record e Band. As reprises de novelas mexicanas seguem tendo mais espaço.

No entanto, se o público já está envolvido em outro canal, fica mais difícil seduzi-lo pelo poder do zapping. Vamos aguardar e ver se Neila consegue fidelizar seu público (diante do que a emissora espera dela e do produto) - competente ela é.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário