segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A vida e a carreira de Susana Vieira


Susana Vieira nasceu em São Paulo, em 1942. Seu pai era militar e trabalhava na embaixada do Brasil na Argentina, o que fez com que ela tivesse uma infância internacional: chegou a morar em Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Curiosidade: o verdadeiro nome da atriz é Sônia Maria! Susana é o nome de uma de suas irmãs, em quem ela se inspirou!

Formada em balé clássico pelo Teatro Municipal de São Paulo, Susana começou a carreira na televisão em 1963 dançando nos programas de cantores da TV Tupi. Até que o diretor Cassiano Gabus Mendes a viu, a achou bonita e começou a colocá-la no elenco de outros programas da emissora, como as novelas.

E assim, nos anos 1960 Susana começou a se destacar como atriz. Seu marido na época, Régis Cardoso, a pressionava para largar a carreira artística - mas claro que ela não obedeceu por muito tempo. Em 1964 nasceu o primeiro e único filho do casal, e desde então Susana não parou mais de trabalhar. Foram várias novelas nas TVs Tupi, Excelsior e Record, entre elas "Almas de Pedra", "Ninguém Crê em Mim" e "A Pequena Karen".

Os anos 1970 foram marcantes na vida da atriz. Em 1970, ela foi contratada pela Globo. Em 1972, se separou do marido. Em 1975, ganhou seu primeiro prêmio (o troféu APCA como Melhor Atriz, pela atuação na novela "A Escalada"). E, em 1976, Susana conseguiu emplacar sua primeira protagonista: Nice, de Anjo Mau. A novela foi um super sucesso e até hoje a personagem ainda é uma das mais importantes da dramaturgia brasileira.

Nos anos 1980, Susana Vieira fez alguns trabalhos que nem todo mundo conhece. Posou nua duas vezes (em 1981 para a capa da revista Status Plus, e em 1985 para as páginas interiores da Playboy), participou de uma novela mexicana ("Profesión: Señora", de 1983), de especiais em emissoras venezuelanas e americanas e de peças de teatro no Peru!

Mas é como atriz de novelas que Susana se tornou realmente muito bem sucedida e famosa! Alguns papéis de destaque de sua carreira nos anos 1980 e 1990 foram: a Marta de "Bambolê" (1987) , a Ana de "A Próxima Vítima" (1995) e a super vilã Branca, de "Por Amor"(1997).

Na última década, Susana se consagrou como a atriz preferida do autor Aguinaldo Silva! Em 2004, pode escolher se queria interpretar a vilã ou a mocinha de "Senhora do Destino". Ela escolheu interpretar a heroína Maria do Carmo, papel pelo qual ganhou vários prêmios. Em 2007, participou de outra novela dele, "Duas Caras", interpretando outra personagem chamada Branca. E, quando Aguinaldo escreveu a minissérie "Cinquentinha" (2009), não poderia ter escolhido outra protagonista senão Susana! Essa história deu origem a um seriado, "Lara com Z", também estrelado por Susana.

Susana também é conhecida por ser uma atriz bem polêmica. Uma das mais lembradas é a polêmica do Video Show, quando ela, durante uma gravação, tomou o microfone da mão da repórter Geovanna Tominaga, dizendo que não tinha paciência para principiantes. O episódio pegou mal, e ela teve que se desculpar no programa! Além disso, a carreira musical de Susana também foi muito comentada. Seu CD, chamado Brasil Encena, foi gravado em 2010 e conta com regravações de sucessos da mpb, como a música Per Amore, de Zizi Possi.

A vida pessoal de Susana também sempre foi assunto na mídia. Em 2006, ela se casou com o policial Marcelo Silva, 28 anos mais novo, que tinha conhecido no Carnaval. Em novembro de 2008, o casamento termina após Susana descobrir que o marido tinha uma amante. Um mês depois ele é encontrado morto, por overdose de cocaína. Também foi descoberto que ele roubou muito dinheiro, jóias e eletrodomésticos da atriz. Desde 2009 ela namora Sandro Pedroso, 41 anos mais novo do que ela. Eles estão noivos e pretendem se casar oficialmente.

Em 2011, Susana completou 50 anos de carreira, e hoje está no ar em "Amor à Vida" interpretando a Pilar, personagem que promete ainda dar muito o que falar na novela.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário