quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Emissoras endurecem na renovação de contratos


Em um momento econômico diferente no país e que atinge diretamente as emissoras de TV, Globo e Record têm endurecido o jogo com seus apresentadores, atores e jornalistas na hora de renovar seus contratos.

A decepção dos profissionais após as negociações tem sido bastante evidente por vários motivos nas duas maiores emissoras do país.

Globo: A Globo, por exemplo, vem oferecendo apenas a correção da inflação aos seus contratados. Não tem sido concedido aumento real aos seus colaboradores. O argumento principal é a necessidade de contenção de gastos, já que o cenário não é visto como promissor para após a Copa do Mundo.

Sem a concorrência pesada da Record, a emissora carioca também deixa de ter a motivação para cobrir as propostas que a rival fazia para tirar alguns de seus nomes.

Record: Na Record, a situação é considerada ainda mais trágica para os seus atuais contratados. A emissora, que no passado fazia contratações milionárias e chegava a pagar o triplo do valor de mercado para trazer nomes de peso da concorrência, tem optado pelo corte de salários.

Os jornalistas e artistas que não foram dispensados nestas últimas etapas de reestruturação estão sendo convidados a renovar seus contratos por até metade do que ganham.

Band: Em paralelo à Globo e à Record, a Band tem adotado medidas menos severas. Há demissões e existe um plano de reestruturação em execução.

No entanto, a emissora tem privilegiado seus funcionários com a troca do regime de contrato. Os que eram contratados como pessoa jurídica estão se tornando celetistas, passando assim a ter todos os benefícios de um profissional de carteira assinada. Tal mudança, diferente do que outras empresas têm feito, não está implicando em redução salarial.

SBT: A emissora de Silvio Santos, como se sabe, só contrata elenco por obra; grava a novela à toque de caixa e, prontamente, dispensa todo mundo.

Com informações do Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário