quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Globo fatura mais dois Emmys


 A novela "Lado a Lado", da TV Globo, e a atriz Fernanda Montenegro venceram o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (25) em Nova York, nos Estados Unidos.

"Lado a Lado" disputou o prêmio de melhor telenovela com a conterrânea "Avenida Brasil", com "Windeck", de Angola, e com a produção canadense "30 vies (30 lives)". De João Emanuel Carneiro, "Avenida Brasil' já foi vendida para mais de cem países, enquanto "Lado a lado", de João Ximenes Braga e Claudia Lage, chega ao mercado internacional em 2014.

A novela premiada conta a história de duas jovens à frente de seu tempo que lutam por amor e liberdade, em meio às transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século XX.


Fernanda Montenegro venceu na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano “Doce de Mãe”, da TV Globo, no qual interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. Ela encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta.

Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, por "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, por "Mrs. Biggs"; e com Lotta Tejle, da Suécia, por "30 Degrees in February".

Considerada um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil" de 1999.

"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado", disse a atriz visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo.

Em declarações à agência EFE, Fernanda Montenegro reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação, é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".

"Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", concluiu.

Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940 adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood.

A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".

Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.


Indicações - No total a Globo concorreu em cinco das nove categorias do Emmy Internacional. Além das produções premiadas, foram indicadas ainda: “Avenida Brasil” na categoria melhor novela, “O brado retumbante" disputou melhor série dramática e “Como aproveitar o fim do mundo” concorreu ao prêmio de melhor comédia. O Brasil também concorreu à melhor atuação masculina pelo trabalho de Marcos Palmeira em "Mandrake", da HBO.

O ator Cauã Reymond apresentou a categoria “Programa sem roteiro pré-definido” junto com a atriz Amanda Righetti.

Segundo a agência EFE, no total, 19 países foram indicados ao Emmy, entre eles Reino Unido, Alemanha, Canadá, África do Sul, Japão, Angola, Suécia, México, Bélgica, Uruguai, Colômbia, China e Filipinas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário