sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aguinaldo Silva cutuca Walcyr Carrasco


Rival de Walcyr Carrasco, o novelista Aguinaldo Silva afirma que foi o "inventor" da redenção de vilões em telenovelas e que, portanto, a reviravolta pela qual esboça Félix (Mateus Solano), em Amor à Vida, não é original no horário nobre.

"Eu inaugurei essa tendência em Duas Caras, faz alguns anos [2007]: o vilão Ferraço, vivido por Dalton Vigh, depois de aprontar muitas e más, aos poucos foi mudando até se transformar num vilão em busca da redenção… Que ele alcança no final da novela, depois de sofrer muito e pagar pelos crimes que cometeu”, escreveu Aguinaldo Silva, respondendo a um comentário de um leitor em seu site, o Aguinaldo Silva Digital.

Silva não cita a novela nem o personagem de Carrasco, mas o leitor, sim. Ele comenta que está sentindo "uma nova tendência nas novelas brasileiras" e que está "gostando de ver Félix experimentar o sentimento do perdão e da solidariedade". A declaração de Silva é uma resposta direta a essa afirmação.

A resposta de Silva, claro, também foi uma alfinetada no autor de Amor à Vida. Os dois já se estranharam publicamente, pelo Twitter, em 2011, quando Silva acusou Carrasco de copiar da sinopse de Fina Estampa o drama da mãe pobre desprezada pelo filho, que seria vivido por Lilia Cabral. Carrasco usou o mesmo argumento meses antes em Morde e Assopra, com personagem da atriz Cassia Kis Magro.

Desde então, Silva vive cutucando Carrasco. Recentemente, escreveu no Twitter que as novelas trocaram a dramaturgia pela gritaria.

Redenção é um recurso tão antigo quanto o teatro, mas Aguinaldo Silva, por mais pretensioso que pareça, está certo. Segundo Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela USP, uma das maiores autoridades em telenovela do país, Marconi Ferraço foi mesmo o primeiro vilão que começou mal e terminou bom, salvando a mulher e o filho.

Até então, lembra Alencar, grandes vilões _como o Leôncio (Rubens Falco) de Escrava Isaura e o Felipe Barreto (Antonio Fagundes) de O Dono do Mundo_ eram maus do princípio ao fim.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário