sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Os amores impossíveis da televisão

"É o amooor!..." - já dizia a música, esse sentimento incontrolável que se desperta até nas relações proibidas ou impossíveis. As novelas gostam de abordar os romances que atravessam obstáculos, justamente para prender a atenção da audiência que sempre fica na torcida pelo final feliz.

Na novela das seis, "Joia Rara", há um exemplo de amor impossível despertado no monge Sonan (Caio Blat) pela dançarina de cabaré Matilde (Fabiula Nascimento). O religioso comprometido com o budismo nunca havia saído do mosteiro e pela primeira vez se depara com uma mulher.

Como na trama citada anteriormente, sempre fica a dúvida se os "pombinhos" conseguirão concretizar essa relação. Relembre outros dramas de casais apaixonados que lutaram pelo seu amor:



1. Isaura e Álvaro (Lucélia Santos e Edwin Luisi) em "Escrava Isaura" (1976)
A escrava branca, Isaura, sofrera muito nas mãos de seu senhor, Leôncio (Rubens de Falco), justamente por rejeitá-lo e amar outro homem, o rico abolicionista Álvaro. Leôncio chega a ponto de obrigar Isaura a se casar com um outro homem, como forma de puni-la, porém, Álvaro impede esse casamento forçado e revela que comprara todos os bens do senhor, inclusive Isaura. E assim, o casal do bem, após muitos "lerê, lerê", consegue finalmente consumir o amor, antes impedido pelo vilão invejoso que comete suicídio.


2. Jô Penteado e Fábio (Christiane Torloni e Nuno Leal Maia) em "A Gata Comeu" (1985)
Rica e mimada, Jô Penteado não tinha pretensões com nenhum homem e muito menos se casar, após oito noivados desfeitos. Mas sua vida muda quando ela conhece o pacato professor Fábio, em uma excursão a Angra dos Reis, foi "ódio à primeira vista", e para piorar a situação, a lancha que os transportava quebra e eles param em uma ilha desconhecida onde ficam por dois meses. E dessa convivência conflituosa, nasce um amor, porém muito tumultuado ao longo da trama, pois Jô fica com amnésia e Fábio fará de tudo para lembrá-la que o ama.


3. Jefferson e Sandrinho (Lui Mendes e André Gonçalves) em "A Próxima Vítima" (1995)
O relacionamento de Sandrinho e Jefferson, personagens coadjuvantes da trama, sofreram tanto pela homofobia quanto pelo racismo, pois era um casal de homossexuais, um branco e outro negro. No início, eles viviam um relacionamento às escondidas, mas depois foram conquistando o apoio e aceitação de seus amigos e familiares. A mãe de Sandrinho, Ana (Susana Vieira), fora sempre amorosa e compreensiva com o seu filho. Já a mãe de Jefferson, Fátima (Zezé Motta), sempre queria precaver o seu filho do preconceito racial que ela e a família já sofreram antes.


4. Hilda e Frei Malthus (Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro) em "Hilda Furacão" (1998)
Hilda Müller, escandalizou a sociedade mineira dos anos 50, ao romper com a família e as tradições, fugindo no dia do seu próprio casamento e indo se abrigar no prostíbulo, onde posteriormente se torna Hilda Furacão, a prostituta mais desejada de Belo Horizonte. E o destino a faz cruzar com o frei Malthus, que se apaixonam entre si e começam a viver um intenso conflito amoroso marcado por castidade e pecado.


5. Cirilo e Maria Joaquina (Pedro Javier e Ludwika Paleta) em "Carrossel" (1989 - Carrusel, México)
Cirilo, menino negro e pobre, sendo caracterizado por sua ingenuidade e inocência, era apaixonado pela colega de classe, a linda Maria Joaquina, mas esta não sentia o mesmo amor por ele, pois era uma menina mimada, egoísta e sobretudo, racista. No decorrer da trama, Cirilo é recompensado pela sua bondade, levando a sua amada Maria Joaquina a se arrepender de tudo o que havia feito para humilhá-lo, e no último capítulo, se tornam amigos.


6. Betty e Armando (Ana María Orozco e Jorge Henrique Abello) em "Betty, a Feia" (1999 - Yo Soy Betty, La Fea, Colômbia)
A sonhadora Betty, de aparência nada atraente, fora escolhida como secretaria ideal para o empresário Armando Mendonza, pois ela não causaria ciúmes a sua noiva Marcela (Natalia Ramírez). Betty se apaixona em segredo, pelo seu chefe, e este tenta seduzi-la, a contragosto no início e com segundas intenções, justamente para que ela continue a maquiar os balanços financeiros da empresa que passava por crises. Porém, com o tempo, Armando começa genuinamente se encantar por Betty, e quando irá confessar a ela desse amor, Betty descobre a armação de seu chefe e fica muito magoada. Mas muitas reviravoltas acontecem na trama e finalmente os dois acabam juntos e Betty se torna até uma bela mulher.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário