segunda-feira, 17 de março de 2014

Globo libera projetos rejeitados para TV paga e web


Visando um melhor aproveitamento dos projetos que são entregues por autores para a TV aberta, mas que são rejeitados por falta de espaço na programação, a Globo está fazendo algo inédito.

Segundo a jornalista Cristina Padiglione, a emissora está licenciando estes projetos para os seus canais de televisão fechada que produzem dramaturgia, como o GNT. Um desses projetos é a série "O Animal", que teve suas gravações iniciadas nesta semana.

A produção será protagonizada por Edson Celulari, uma das grandes estrelas da Globo. Esse novo modelo é um reforço para quebrar barreiras entre o aberto e fechado. O "líder" deste projeto é o executivo Guilherme Bokel, que acumula 35 anos de Globo e boa experiência nas coproduções da casa no exterior.

O objetivo dele é aproveitar em outras mídias, sempre em parceria com produtoras independentes, as ideias que acabam sendo rejeitadas por causa da concorrida grade da emissora aberta. O diretor comentou que, no início, houve uma resistência dentro das produtoras independentes: "Ficou esse mal estar no início, eu sei, mas visitei muitas produtoras pra explicar que eles não são obrigados a trazer o projeto pra cá. Não somos um filtro. Somos parceiros. A TV Globo tem uma quantidade enorme de criadores, entre autores, atores e diretores, que querem espaço para suas ideias. Esse é um dos objetivos do projeto: dar a eles uma oportunidade de experimentar fora da grade da TV Globo, que é finita nos seus horários e na forma de programas, uma vez que é uma televisão aberta e tem que atender a um público familiar”.

Bokel também comentou que nenhuma produção para a TV por assinatura é autorizada sem que passe pelo crivo da direção do canal aberto: "Não levo nada para os canais Globosat sem ter passado por uma prévia aqui na TV Globo. A gente fez um arranjo em que a Departamento de Acompanhamento Artístico funciona como se fosse uma rotunda, onde os projetos ficam circulando, e aí sai pra pista da Globosat, da Globo Filmes ou do Gshow. Vão saindo de acordo com a necessidade de cada canal”.

Alem da série "O Animal" para o GNT, foram passados projetos para o Multishow, GShow, portal de entretenimento da Globo, e Globo Filmes, para produções cinematográficas em parceria com o Telecine.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário