domingo, 18 de maio de 2014

Diretor da Globo lança livro de ficção


Atualmente como diretor de análise e controle de qualidade da programação da Rede Globo, o jornalista Luís Erlanger decidiu se lançar na carreira de escritor de ficção.

Erlanger publicou o livro "Antes que eu morra", escrito a partir de rascunhos feitos desde 2009 e usa citações de livros, músicas, filmes e fatos históricos para contar a trama, sem compromisso com o que é real ou não.

Em entrevista para o "Portal Imprensa", o jornalista contou que não teve nenhuma ideia inicial de escrever o livro: "A partir de 2009 comecei a escrever textos sobre vários temas. Num determinado momento, quando estava pensando em apagar tudo, ocorreu-me que poderia juntar pedaços em torno de sessões de análise, onde o paciente aparece motivado para relatar uma aventura policial, com tudo de direito: sexo, drogas, corrupção e política, da qual participou. Prevaleceu aí minha experiência de jornalista, pegando dados desconexos na tentativa de contar uma história amarrada. Em compensação, contrariando minha formação, apurei muito a serviço da inverdade. Ao final de pouco mais de dois anos, só escrevi à noite ou em fins de semana, entendi que tinha consistência para virar um livro".

Luís Erlanger ainda acrescentou que montou a narrativa graças à sua experiência em edição de texto: "Houve um trabalho exaustivo de apuração, só que para fundamentar a imprecisão. E a narrativa só foi montada graças à minha experiência em edição. Foi um jornalista brincando de escritor".

Mesmo se arriscando na área, Luís Erlanger diz que não pretende, por ora, escrever um novo livro e que, provavelmente, este será a sua única obra como escritor: "Não está nos meus planos e continuo sem tempo. Só garanto que, se acontecer, será algo bem diferente de 'Antes que eu morra'.".

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário