quinta-feira, 3 de julho de 2014

Helena dirá a Luiza que irá ao casamento


Nos próximos capítulos de "Em família", Helena (Julia Lemmertz) tomará uma decisão surpreendente: resolverá que estará presente no casamento de Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), ao lado dos noivos, no altar. A leiloeira comunicará a decisão a Virgílio (Humberto Martins) quando o marido estiver na oficina esculpindo.

— Queria sua ajuda para escolher o vestido para o casamento da Luiza - dirá ela, para a surpresa do artesão.

   Que bom, Leninha! Decidiu ir?

— Decidi que tenho que ir. Não vou deixar minha filha, abandonada no altar, sem pai nem mãe. Estarei lá sustentando a decisão dela, ainda que seja loucura. E no mais: seja o que Deus quiser.

— Sempre é o que Deus quer. Ou o que o destino traça... Fico orgulhoso da sua decisão. Vem, quero te dar um abraço bem apertado. Vai dar tudo certo...

Virgílio dará um abraço forte em Helena, ela se aconchegará em seu peito, mas manterá os olhos vidrados, inquieta. É que nessa hora, o "filme" de seu casamento malogrado com Laerte, vinte anos atrás, passará em sua cabeça. As imagens de Laerte sendo preso no altar e ela sendo deixada sozinha, sem entender o que se passa, voltarão à sua mente.

Mais tarde, Helena receberá uma visita de Luiza na casa de leilão e aproveitará a situação para contar a ela sobre sobre seus novos planos. A conversa começará carinhosa, com a moça contando à mãe que tem cogitado seguir seus passos e tornar-se leiloeira e que sua vida tem sido um mar de dúvidas profissionais e amorosas.

— Tenho percebido mesmo, filha, que você está numa fase de reflexão, de ponderação. Isso é muito positivo. E foi por isso também que te chamei aqui. Percebi seu amadurecimento. Percebi seu esforço pra lidar com as coisas de maneira mais sensata, menos passional. Percebi que baixou a guarda e resolveu olhar pra mim de novo.

— Foi natural, mãe. Parece que despertei pra assuntos que estava negando, instintivamente.

— E aí, diante desse seu movimento, eu não podia fazer outro senão repensar também o meu lado. Então... depois de tudo que nós já vivemos e conversamos, decidi que vou ao seu casamento. Se você ainda me aceitar no seu altar.

Luiza sucumbirá à emoção. E logo abraçará Helena.

— Mas é claro, mãe! Essa foi a coisa mais linda que já ouvi na vida. Eu nem esperava mais, estava conformada e triste com a sua ausência - dirá ela, que embarcará num choro no meio do abraço, fragilizada.

— Filha, calma. Era pra você ficar feliz. Assim, me preocupa. Que foi?

Helena afastará a filha, para ver bem seu rosto.

— Nada, mãe. É só emoção mesmo.

Fonte: Patrícia Kogut

Nenhum comentário:

Postar um comentário