segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Reprises rendem ibope a atores


O desequilíbrio em audiência de faixas, como o período vespertino e noturno, somado à concorrência que cada horário possui têm gerado situações curiosas na dramaturgia da TV brasileira envolvendo diretamente Globo, Record e SBT.

São cada vez mais recorrentes os casos em que determinados atores chegam a ser mais vistos em reprises que em produções inéditas, as quais a princípio deveriam chamar mais atenção por não terem seu desenrolar conhecido pelo público.

Na Record, o que deveria ser considerado como exceção, acabou por se tornar regra. Considerando os dados consolidados dos últimos cinco dias úteis (dia 1º de agosto e os dias 04, 05, 06 e 07,  já que os dados de sexta-feira ainda não foram divulgados), nota-se que "José do Egito" foi mais vista que "Vitória" em todos eles.

A média é favorável à reprise em um placar de 6,8 pontos a 5,5. Assim sendo, atores como Ricky Tavares, o José da primeira fase, e Maytê Piragibe, intérprete da Azenate, da segunda, foram mais vistos na reexibição da trama bíblica que na novela inédita.

Tal situação, inclusive, é em parte creditada ao horário de exibição. O confronto de "Vitória" ocorre quase que integralmente contra "Império". Na quarta-feira (06), dia em que a história de Cristianne Fridman disputou com o Futebol, a diferença foi menor - 1,1 ponto, ainda a favor de "José".

Há também casos nesta linha no comparativo com "Esmeralda", que está em cartaz pela terceira vez nas tardes do SBT. A trama mexicana, mesmo na faixa vespertina, tem índices próximos aos de "Vitória". Entre os dias 01 e 07 de agosto, foram 5,5 pontos para a novela da Record ante 4,8 para a do SBT.

No entanto, tal média não livrou a Record de uma derrota no decorrer deste período. No dia 5 de agosto, uma terça-feira, "Esmeralda" alcançou 5,5 pontos contra 5,2 de "Vitória".

Em comum, as duas novelas contam com Lucinha Lins e Paulo César Grande em papéis expressivos. No dia em questão, ambos foram mais vistos na reprise vespertina de "Esmeralda" que na inédita "Vitória".

Por fim, na Globo, tal situação já chegou a ser mais grave no passado mas ainda ocorre com a atual safra de novelas.

No último dia 1º de agosto, por exemplo, a emissora carioca registrou 13,2 pontos com "O Rebu" e 14 com "Malhação", ante 14,1 de "Cobras & Lagartos" e 14,7 do desfecho de "Caras & Bocas".

Sendo assim, Daniel de Oliveira, que é o protagonista de "Cobras & Lagartos", foi mais visto na reprise de João Emanuel Carneiro que no remake do horário nobre, onde vive o Bruno Ferraz - personagem que foi assassinado nos primeiros capítulos.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário