segunda-feira, 22 de setembro de 2014

“Dupla Identidade” mostra potencial


Outra investida da Globo na tentativa de modernizar sua dramaturgia, aproximando-a do que há de mais contemporâneo em termos de narrativa televisiva, a série “Dupla Identidade” estreou ontem como uma grata surpresa. No caso, a surpresa vem do fato de sua autora ser Glória Perez, que não vinha acertando muito a mão em suas novelas recentes.

Com bom ritmo, elenco afiado e trilha sonora surpreendente (assinada por Andreas Kisser) “Dupla Identidade” consegue prender a atenção mesmo usando um tema para lá de batido: o serial killer astucioso que é perseguido pelo policial sagaz.

Resumindo a trama: Edu (Bruno Gagliasso), talentoso advogado e dedicado assessor político, é também um requintado serial killer que começa a deixar pistas de seus crimes. Para investiga-los, chega ao Rio de Janeiro a policial Vera (Luana Piovani), que acaba de fazer estágio no FBI. O delegado Dias (Marcello Novaes) se sente ameaçado pela presença da colega, pois pretende que o caso seja um trampolim para suas ambições profissionais. Há ainda um senador (Aderbal Freire Filho) que, em plena campanha política, se vê envolvido com uma das vítimas.

Há muito de “The Fall” em “Dupla Identidade”. Na série britânica protagonizada pela ex-“Arquivo X” Gillian Anderson, o bem apessoado serial killer também era conhecido desde a primeira cena. E, assim como a personagem de Luana Piovani, a renitente detetive, recém-chegada à cidade, também era hostilizada pelo chefe da delegacia local.

O que dá o diferencial, no entanto, é o tempero: colocar os bastidores políticos como pano de fundo no contexto em que foi colocado (um delegado que ambiciona ser secretário de segurança, um senador que tenta sua reeleição) parece ter funcionado bem.

O que se viu nessa estreia foi uma colcha de retalhos de situações e personagens característicos das séries policiais, mas bem amarrada e conduzida de forma atraente. Sobre repetir situações, nada de errado aí – romances e séries policiais vêm repisando suas histórias há décadas e mesmo assim continuamos fascinados por eles.

Finalmente, é sempre importante ressaltar que estamos falando de um primeiro episódio – ou seja, é cedo para saber se a série conseguirá segurar o pique. Tomara que mantenha a pegada.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário