sábado, 8 de novembro de 2014

Jornalismo matinal da Globo sofrerá mudanças


A Globo implantará uma série de mudanças na programação matinal em 1º de dezembro. Além do novo telejornal, o Hora Um da Notícia, das 5h às 6h, a emissora vai ampliar o Bom Dia Brasil, criando um espaço apenas para São Paulo. Com isso, o Mais Você, de Ana Maria Braga, perderá 20 minutos. Começará às 9h e terá uma hora de duração. Já o Bom Dia São Paulo, às 6h, terá meia hora a mais. A emissora terá inéditas quatro horas consecutivas de jornalismo ao vivo. Os jornalistas estão se sentindo pressionados como nunca.

Ontem (6), a emissora gravou um piloto do novo Bom Dia Brasil exclusivo para os paulistas. A ideia é transmitir o primeiro e último blocos do telejornal diretamente do Rio de Janeiro, como é hoje, com Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro. Os blocos intermediários serão apresentados por Rodrigo Bocardi, do Bom Dia São Paulo, com notícias locais, nacionais e internacionais, com destaque para os acontecimentos ao vivo.

A emissora avalia que o telejornal está muito engessado e, por isso, perde audiência para as concorrentes. A prisão do ex-seminarista Gil Rugai, acusado de ter assassinado o pai e a madrasta em 2004, foi transmitida ontem ao vivo por SBT, Record e Band, mas não no Bom Dia Brasil, que exibiu imagens recuperadas do piloto da edição paulista. Se as mudanças já tivessem começado, o bloco paulista também transmitiria ao vivo a prisão de Rugai.

Mais pilotos serão gravados nesta sexta sexta-feira (7) e na próxima semana. A Globo está quebrando a cabeça para tornar a passagem de Chico Pinheiro para Rodrigo Bocardi no ar a mais natural possível, sem confundir o telespectador.

Em dez anos, o Bom Dia Brasil perdeu um terço de participação entre os televisores ligados na Grande São Paulo, segundo o Ibope (52% em 2004 para 32,4% em 2014). Neste ano, registrou a pior audiência da história: 4,9 pontos em 16 de maio. Ficou atrás da Record (5,2). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios.

O ritmo acelerado das gravações e as constantes reuniões para definir as mudanças estão incomodando os jornalistas da Globo, que se sentem pressionados para colocar no ar as mudanças em dezembro. Para eles, a emissora se precipitou ao anunciar o novo telejornal sem ainda ter nada concreto, nem o nome. Hora Um da Notícia, aliás, desagradou a maioria dos profissionais da redação.

O Hora Um da Notícia é a menor das dores de cabeça dos profissionais do jornalismo da Globo. Apesar de ser totalmente novo, o telejornal que será apresentado por Monalisa Perrone reaproveitará material do Jornal da Globo, que tem público diferente na avaliação da emissora.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário