terça-feira, 16 de dezembro de 2014

13 momentos de baixo astral na TV em 2014


1. Rachel Sheherazade e o “adote um bandido”
No dia 4 de fevereiro, ao noticiar o episódio em que um grupo de rapazes havia prendido um ladrão com uma trava de bicicleta em um poste, a âncora do “Jornal do SBT” comentou que se tratava de “legítima defesa do cidadão de bem” diante da omissão do estado. E complementou: “aos defensores dos Direitos Humanos que se apiedaram do marginalzinho, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”. O comentário de Sheherazade rendeu processo ao SBT e gerou uma série de protestos. Para piorar, descobriu-se meses depois que os tais cidadãos de bem não passavam de traficantes de classe média do bairro.

2. O Horário Eleitoral
Entre 19 de agosto e 24 de outubro a TV aberta viu seu espectador migrar em massa durante o horário político. Foi um dos momentos mais maçantes (para usar um termo bem ameno) da televisão. Dispendioso, não acrescentou nada a coisa nenhuma no que diz respeito ao esclarecimento do eleitor. Quem gostou foi a TV paga, que viu seus números crescerem de forma exponencial no período.

3. Os debates presidenciais
Ok, já esperávamos ataques gratuitos, muita maquiagem de dados e respostas evasivas. Mas os debates de 2014 chamaram a atenção pela agressividade e baixo nível na argumentação dos candidatos. O que era ruim no primeiro turno só piorou no segundo. O ápice foi o debate no SBT, o mais criticado pelos espectadores nas redes sociais.

4. “Tá na Tela”
No início de agosto a Band colocou no ar o “Tá na Tela”. Apresentado pelo “Menino de Ouro” Luiz Bacci, o vespertino prometia ser mais um programa de variedades para donas de casa. Seu conteúdo, porém, foi pautado no pior do sensacionalismo. A ponto de José Luiz Datena, apresentador do não menos sensacionalista “Brasil Urgente”, reclamar da “concorrência”. Com a audiência em baixa, o programa teve seu fim anunciado para dezembro.

5. “A Fazenda”
A sétima edição do reality show da Record viu sua audiência despencar na edição 2014 e teve dificuldades para arrumar patrocinadores. Há quem coloque a culpa no excesso de subcelebridades e personagens desinteressantes. Há quem diga que a fórmula do programa está se esgotando. Mesmo assim a televisão continua infestada de realities e tudo indica que vem mais por aí.

6. A polêmica do “beijo gay”
Uma história que já cansou. Teve auê com o beijo entre o personagem de Mateus Solano e Thiago Fragoso em “Amor à Vida”. Teve polêmica no beijo entre as personagens de Giovanna Antonelli e Tainá Müller na novela “Em Família”. Teve censura ao beijo entre os personagens de José Mayer e Klebber Toledo em “Império”. Teve o SBT editando beijo gay em novela mexicana. Para quem apenas quer ver uma história bem contada isso é um porre. Histórias ou são boas ou são ruins e beijo é apenas uma cena. Bora entrar no século 21?

7. A polêmica de “Sexo e as Negas”
Bastou Miguel Falabella anunciar o título da nova série para que ativistas do movimento negro e feministas saíssem pedindo a interdição do programa. O mais bizarro é que isso aconteceu antes do primeiro episódio ir ao ar. Quer dizer, a velha lógica do “não vi e não gostei”. Passado o furor, constatou-se o óbvio: como diria Shakespeare, foi “muito barulho por nada”.

8. A entrevista de Luciana Genro no “The Noite”
Durante a campanha eleitoral Danilo Gentili expôs um constrangedor momento de despreparo jornalístico ao entrevistar Luciana Genro, candidata à Presidência da República pelo PSOL. Misturando alhos com bugalhos e cheio de argumentos dignos de post em rede social, Gentili teve de ouvir um “se tu estudasse um pouco mais ia conhecer o assunto”. Acabou virando meme na rede.

9. O fim de “A Grande Família”
No dia 11 de setembro, depois de 14 anos no ar, Lineu, Nenê, Agostinho, Bebel e Tuco se despediram dos telespectadores. Foi o último episódio de um dos seriados de humor mais bem sucedidos da TV. O curioso é que o programa tinha boa audiência. Com o final do humorístico a televisão perdeu um pouco de sua graça.

10. A transmissão do show de Paul McCartney no Multishow
No dia 25 de novembro fãs de Paul McCartney se postaram alegremente diante da TV para assistir a transmissão ao vivo do show do cantor. A alegria se transformou em fúria quando, depois de um longo atraso, o espectador viu a apresentação ser interrompida bem no meio de “Live and Let Die”. Posteriormente a emissora explicou que o problema ocorrera porque havia um acordo com a produção de McCartney que limitava o tempo de transmissão. Mas aí o estrago já estava feito.

11. A insistência do “Vídeo Show”
Ao longo do ano, como já ocorre há algum tempo, assistimos o programa vespertino da Globo se arrastando pela tela. E, como já ocorre há algum tempo, assistimos a uma série de mudanças no formato que não deram em nada. E, como já ocorre há algum tempo, assistimos sua audiência despencando cada vez mais.

12. Silvio Santos e o cabelo da atriz
Em seu programa do dia 10 de novembro, Silvio entrevistava Julia Olliver, atriz de “Chiquititas” e perguntou o que ela gostaria de ser quando crescesse. Julia respondeu, “atriz ou cantora”. E Silvio ironizou: “mas com esse cabelo?”. Grosseiro, desnecessário e sem graça. Ao que consta, Silvio não se desculpou pelo episódio.


13. A disputa por exclusividade da ex-modelo viciada em crack
O “volume morto” do jornalismo televisivo foi utilizado no final de novembro, quando programas sensacionalistas entraram em clima de guerrilha na ânsia de entrevistar Loemy Marques, a ex-modelo vitimada pelo crack. Uma ONG chegou a reclamar que Loemy havia sido coagida pela produção de determinado programa. Como diria Boris Casoy, “uma vergonha”. 

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário