segunda-feira, 15 de junho de 2015

5 novelas da Globo que foram sinônimos de fracasso

Recentemente, a Globo vem passando por alguns problemas com suas novelas. Na verdade, com uma delas, mas não é a primeira vez que isso acontece.

Ao longo de seus 50 anos, a emissora acumula erros e acertos na teledramaturgia. Alguns destes erros, serviram para que a rede nunca mais os repetisse, mas de qualquer maneira entraram para a história e animaram a concorrência.

Listamos a seguir cinco folhetins globais que foram sinônimos de fracassos:



5. As Filhas da Mãe

Nem mesmo um elenco estelar (Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Cláudia Raia, Thiago Lacerda, Tony Ramos, dentre outros) foi capaz de segurar a audiência da novela das 19h que estreava em 2001, "As Filhas da Mãe".

Com autoria de Silvio de Abreu, a trama apostou numa linguagem inovadora, com atores que falavam diretamente para a câmera com um rap que ajudava a contar a história. Não colou.

Enquanto esteve no ar, o folhetim global teve a concorrência de "Carinho de Anjo", que fazia enorme sucesso no SBT. Dentre as adversidades apontadas pela Globo, estava, além do êxito mexicano, o racionamento de energia enfrentado pelos brasileiros na ocasião.

No entanto, a rejeição do público a algumas inovações como a condução da narrativa era evidente. A trama chegou ao fim com 10 semanas (três meses e meio) antes do previsto.

O autor Silvio de Abreu disse por diversas vezes na época que sua novela foi rejeitada pelas classes DE porque eles não entendiam nada.



4. Bang Bang

Não há como não se recordar de "Bang Bang" no quesito novelas que foram um fiasco.

Estreando em 2005 e assinada por Mário Prata, a trama teve rejeição imediata. Com o velho oeste como pano de fundo e Fernanda Lima como protagonista, o próprio autor desistiu de continuar escrevendo "Bang Bang" com menos de três meses no ar, passando o bastão para Carlos Lombardi, na tentativa de rever os péssimos índices no Ibope.

Para piorar, a Record crescia de maneira desenfreada com "Prova de Amor" e o SBT apostava na adolescente "Rebelde". Sendo cercada por todos os lados, a novela não perdeu o primeiro lugar, mas serviu para que a Globo nunca mais inovasse a tal ponto.



3. Suave Veneno

De Aguinaldo Silva, "Suave Veneno" estreou em 1999 e não caiu nas graças do público.

O momento foi parecido com o que vive "Babilônia" atualmente, virando a história de cabeça pra baixo e fazendo atores regravarem cenas para dar um ritmo mais alucinante e dinâmico à trama.

Com assassinatos inesperados e reviravoltas dentro da história, "Suave Veneno" não conseguiu reverter o fracasso que assolou o folhetim por longos oito meses.

O "Programa do Ratinho", do SBT, que no final da década de 90 apostava muito em jornalismo, bizarrices, mundo cão e baixaria, chegou a encostar diversas vezes em "Suave Veneno", que só não perdeu a ponta porque, de fato, há o hábito do telespectador em acompanhar novelas da Globo, seja ela qual for.



2. Em Família

A última novela de Manoel Carlos foi realmente uma tragédia.

Tão emocionante quanto ver a grama crescer, "Em Família" afugentou os telespectadores, e embora tivesse uma boa história para contar, Manoel Carlos se perdeu completamente com tantas tramas paralelas e acabou não contando nenhuma.

Com muita Bossa Nova e paisagens típicas do Rio de Janeiro, "Em Família" não animou nem os fãs mais entusiastas do autor, naufragando a audiência do horário das 21h.

Terminou com o pior desempenho da história de uma novela das 21h.



1. Babilônia

"Babilônia" ainda não terminou, mas já pode ser considerada um fracasso irreversível.

Com uma temática forte e com foco na vingança e personagens deste estilo, o folhetim logo foi rejeitado pelo público e líderes religiosos, que iniciaram um movimento de boicote, principalmente por conta do beijo gay no primeiro capítulo protagonizado por duas atrizes veteranas - Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro.

Com os números em baixa, diversas cenas foram regravadas, com mudanças de rumos de personagens, enquanto outros ficaram sem função alguma dentro da história. Em vão.

A audiência de "Babilônia" continua baixa, não raramente ficando atrás de "I Love Paraisópolis", exibida na faixa das 19h, onde o número de televisores ligados é menor.

Com dificuldades para chegar aos 30 pontos de média, a trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga foi encurtada em quase um mês e dará lugar à "A Regra do Jogo", de João Emanuel Carneiro, no final de agosto.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário