segunda-feira, 15 de junho de 2015

Software de interação na TV digital é aprovado


O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) aprovou na última semana, durante reunião do Conselho Deliberativo, a adoção de uma terceira versão do software Ginga, ferramenta que possibilitará a interatividade das TVs que recebem o sinal digital.

Na comparação com as demais versões (Ginga A e B), o Ginga C terá, além de maior capacidade de armazenamento de dados – em especial aplicativos e arquivos multimídia –, uma estrutura de hardware que o colocará em condições de conexão com a internet em rede invisível, o chamado Wi-Fi.

A TV digital brasileira faz parte do Projeto Brasil 4D, que é coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Por meio dos televisores com os software Ginga instalados, será possível o acesso do cidadão a informações e serviços públicos. A ideia é levar essa ferramenta a cerca de 14 milhões de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, por exemplo.

Parte dos custos terá como origem os cerca de R$ 3,6 bilhões em recursos obtidos como forma de compensação, pagos pelas empresas de telefonia móvel que venceram a licitação da faixa de 700 Mhz.

Entre os benefícios proporcionados pelo equipamento estão a possibilidade de consultas sobre vagas de emprego, capacitação profissional e serviços públicos nas áreas de saúdem educação, segurança e transporte, além de serviços bancários.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário