sábado, 8 de agosto de 2015

Estúdios Vera Cruz podem voltar a produzir já em 2016


Os estúdios Vera Cruz, conhecidos como a Hollywood brasileira nos anos 1950, podem voltar a produzir filmes já no ano que vem. Um projeto de revitalização do local, que até 2020 deve se tornar um complexo com salas de cinema e de teatro, foi apresentado na noite desta quarta-feira pela Telem, empresa de infraestrutura para o entretenimento que venceu licitação da Prefeitura de São Bernardo do Campo para operar o empreendimento por 30 anos. O investimento da Telem será de 158 milhões de reais no projeto, que deve ficar pronto por partes. A ideia é que alguns estúdios já estejam funcionando em 2016 e possam então rodar o primeiro filme da nova fase da Vera Cruz, onde atuaram nomes como Cacilda Becker e de onde saíram clássicos como O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, vencedor do prêmio de melhor filme de aventura no festival de Cannes, e os filmes de Mazzaropi.

O Vera Cruz nasceu no fim de 1949 e operou até 1972. Idealizado pelo italiano Franco Zampari, com a ajuda do seu amigo e empresário Ciccilo Matarazzo, o estúdio foi um marco para o cinema brasileiro. O complexo possui 46.000 metros quadrados e hoje é dividido em dois grandes galpões, que depois da reforma completa se transformarão em sete estúdios. Além disso, haverá uma revitalização do centro cultural, que contará com um teatro moderno e uma sala de cinema com projeção digital. Essa parte do projeto deve ficar pronta no ano que vem. "Talvez alguma infraestrutura dos estúdios pequenos também esteja pronta em 2016. Vamos destinar esses espaços para que produções menores possam ser feitas aqui", disse Fontes.

O espaço, que originalmente era todo voltado para a produção cinematográfica, renasce buscando novos horizontes. Além de rodar cinema o local também poderá ser utilizado para gravações, televisão, internet e até shows, abrindo a porta para novas áreas audiovisuais.

A Telem já tem experiência na área. A empresa dispõe de cinco estúdios na Vila Leopoldina, os Estúdios Quanta, além de cuidar da gestão técnica, em uma parceria público-privado, de quatro estúdios na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo. O objetivo nos estúdios Vera Cruz é principalmente o de administrar o local, como explicou o diretor comercial. "Eventualmente podemos coproduzir algo. Mas vamos deixar toda uma infraestrutura para que produtoras possam trabalhar aqui", disse o diretor comercial da Telem, Fernando Fontes, no evento realizado nesta quarta-feira.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário