sexta-feira, 9 de outubro de 2015

‘Mister Brau’ vira notícia no Reino Unido


A série Mister Brau, que substituiu o sucesso de audiência Tapas & Beijos nas noites de terça na Globo, virou notícia na Inglaterra por abordar o racismo no Brasil -- país ainda envolto pelo mito da democracia racial. O jornal britânico The Guardian publicou um artigo nesta quarta-feira em que discute o lugar do negro na televisão brasileira e mostra como a participação negra na dramaturgia nacional é restrita e carregada de preconceito: 75% dos papeis destinados a atores negros no país são para personagens em posição de subserviência, dado retirado do documentário A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo.

O casal protagonista, Lázaro Ramos e Taís Araújo, é descrito pela publicação como o Jay Z e a Beyoncé brasileiros e a participação dos dois na série é apontada como uma importante tentativa de mudar o racismo presente na televisão nacional.

O jornal inglês ainda faz um panorama do preconceito racial no Brasil, citando uma pesquisa conduzida pela professora de antropologia da USP Lilian Schwartz. Nela, 96% dos brasileiros disseram não acreditar que exista racismo no país, mas 99% afirmam conhecer alguém que seja racista. Os números que, como se vê, são contraditórios, revelam que há algo de podre no Reino na Dinamarca -- ops, no Brasil.

Após um breve resumo da história brasileira e da intensa imigração de escravos africanos durante séculos, o Guardian conclui que o país está vivendo uma inédita ascensão de negros, que passaram a se fazer mais presentes nas classes dominantes. Apesar de tardio e lento, o processo vem acontecendo no Brasil e os negros têm ganhado espaço na televisão. O jornal ainda cita a apresentadora Maria Julia Coutinho, a Maju, vítima recente de racismo nas redes sociais.

2ª Temporada -  Após três episódios bem elogiados e com boa audiência, "Mister Brau" teve sua segunda temporada confirmada pela Globo para 2016.

Segundo informações da coluna Outro Canal, Jorge Furtado já trabalha com sua equipe de criação em mais 18 episódios. A primeira temporada conta com 13, chegando ao fim em dezembro.

A previsão é que "Mister Brau" retorne ao ar em abril, junto com a nova grade da emissora após o fim do "BBB 16".

Nos primeiros episódios, o seriado teve uma média de 23 pontos, considerada muito boa pela Globo.

“Chapa Quente” - Quem também teve uma segunda temporada confirmada para o ano que vem foi "Chapa Quente", criada por Cláudio Paiva e estrelada por Ingrid Guimarães e Leandro Hassum.

A série encerrou sua primeira leva de episódios no dia 24 de setembro e terminou em alta, após um início mais complicado.

Fontes: Veja/Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário