quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Autores apostam na interatividade em "Totalmente Demais"


Responsáveis pela bem-sucedida "Malhação: Sonhos", os autores Paulo Halm e Rosane Svartman fazem sua estreia na faixa das 19h com "Totalmente Demais" – substituta de "I Love Paraisópolis" a partir de novembro – sem perder a boa relação com a internet. Se na novela teen apostaram em fan fics, tramas criadas pelos próprios fãs, e outras ações interativas, os dois continuam atentos mais do que nunca à audiência também na segunda tela. Além de ter um concurso que vai promover a participação de uma telespectadora no concurso "Garota Totalmente Demais", a comédia romântica terá um "capítulo zero", produzido especialmente para a web.

"Não sei se é o futuro das novelas, mas é inescapável. Em 'Malhação' a gente foi experimentando muita coisa, via o que repercutia, era um esforço. O fan fic achei que não ia passar, por uma questão de direito autoral, pensei que ia ser enterrado no departamento jurídico. O Schroeder (Carlos Henrique Schroeder, diretor geral da emissora) aprovou. Foi muito emocionante ver duas meninas, uma da Rocinha e uma gaúcha, terem suas cenas gravadas. Isso para mim é muito especial", afirma Rosane, roteirista e diretora de filmes como "Desenrola" e "Como Ser Solteiro".

O feedback que vem das redes também já alimentou a própria dramaturgia da dupla. Em "Malhação", Lucrécia (Helena Fernandes), que sofria de câncer de mama, acabou lendo no ar um relato de uma telespectadora que se identificou com o drama da personagem, uma "troca de carinho", como dizem os autores. Na nova empreitada, a expectativa é que eles se conectem mais uma vez com uma plateia jovem, herdeira da novela anterior, principalmente pelos personagens de Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas, verdadeiros ídolos teen.

"A gente escreveu com muito prazer para esse público. Mas não existe nenhuma estratégia. Trabalhamos muito com internet e usamos essas ferramentas todas – Twitter, Instagram, Periscope – também na vida profissional, é uma forma de se relacionar com a garotada. Nossa equipe também tem gente mais jovem. E de alguma forma eles se veem refletidos nas nossas histórias. Mas o bom desse horário é que também dá para ampliar esse público", conta Paulo, roteirista de longas como "Quem Matou Pixote?" e "Pequeno Dicionário Amoroso".

História de transformação - Informalmente e com bom humor, os escritores definem "Totalmente Demais" como uma mistura de "Pigmalião 70" com "Top Model". Da primeira novela (inspirada, por sua vez, na peça "Pigmalião", de George Bernard Shaw), vem o romance entre um casal de classes sociais diferentes. Da segunda, o universo da moda. A trama principal gira em torno de Eliza (Marina Ruy Barbosa), uma jovem da fictícia Campo Claro, no interior do Rio de Janeiro, que acaba cruzando o caminho de Arthur (Fábio Assunção), um bon vivant que é dono de uma agência de modelos.

"Toda novela é uma história de transformação, e essa é bastante positiva e leve, para um ano tão complicado e difícil", diz Rosane.

De carona com Bino (Stenio Garcia, numa participação afetiva, que retoma o personagem clássico de "Carga Pesado"), a ruiva foge para a capital em busca de uma vida melhor. Lá, acaba virando a ganhadora do concurso "Garota Totalmente Demais", após uma aposta entre Arthur e Carolina (Juliana Paes). Mas o caminho até lá envolve alguns perigos - assim que chega à cidade grande, é assaltada e vai morar na rua.

"Ela é salva por Jonatas (Felipe Simas), que a acolhe ela e a ensinar a se virar. Eliza nunca teve o sonho de ser modelo. O que ela quer é ganhar dinheiro para trazer a família para o Rio", adianta Paulo.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário