segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Morre aos 83 anos Goulart de Andrade


O jornalista e apresentador Luis Felipe Goulart de Andrade morreu na madrugada desta terça-feira (23), aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, e não resistiu a complicações do sistema cardiorrespiratório. Após velório na Assembleia Legislativa de São Paulo, o corpo será cremado.

Goulart de Andrade tinha 61 anos de carreira como jornalista, radialista, publicitário, ator, diretor e apresentador. Ele começou na TV Rio, em 1955, com o programa Preto no Branco. Passou pela TV Excelsior e pela TV Tupi na década de 1960 e se consagrou na Globo nos anos 1970, onde criou o Plantão da Madrugada, um marco para a televisão.

No programa, que ia ao ar nos intervalos dos filmes, Goulart de Andrade entrevistava personagens da madrugada, como porteiros, zeladores, policiais, garçons e donos e clientes de bares, festas e casas de massagem. O repórter e apresentador não tinha pudores ao retratar a realidade da noite. Mostrava desde o esgoto da cidade, onde foi para falar com profissionais de uma obra, até uma cirurgia de implante de silicone em um travesti.

Em 1983, Goulart de Andrade trocou a Globo pela Band, mas levou o formato do programa _que passou a ser chamado de Comando da Madrugada. Nos anos seguintes, trabalhou também no SBT, na Manchete, na Record e no canal pago Record News. Desde 2012 estava na TV Gazeta, onde apresentava o programa Vem Comigo. A proposta era que estudantes da Fundação Cásper Líbero atualizassem os temas de antigas reportagens do jornalista.

"Vem comigo" foi um bordão criado por Goulart de Andrade durante uma reportagem em uma boate, para chamar seu cinegrafista, apelidado de Capeta. Uma forte característica do trabalho dele na TV eram as longas sequências, exibidas sem cortes. Durante a carreira, Goulart de Andrade entrevistou personalidades como Jânio Quadros, Chico Buarque e Mário Covas.

Além da TV, ele trabalhou em jornais impressos, como Última Hora e Aqui São Paulo, e participou dos filmes A Marcha (1972) e Próxima Vítima (1983). Em 2015, voltou à Globo para uma pequena participação como ator na série Os Experientes, em que interpretou o sambista Oswaldo. Goulart de Andrade deixa a mulher, três filhos, três netos e uma bisneta.

Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário