terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Russo morre no Rio aos 85 anos


Ex-assistente de palco da Globo, Antônio Pedro de Souza e Silva, mais conhecido como Russo, morreu na manhã deste sábado (28), aos 85 anos, por complicações decorrentes de infecção pulmonar. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital e pela neta Bruna Bergamini.

De acordo com Bruna, Russo deu entrada no último domingo (22) no Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para tratar de uma pneumonia e embolia pulmonar. Russo deixa a filha Fernanda - que cuidava dele - e quatro netos. A mãe de Bruna, Lia, também já morreu.

Em novembro de 2015, Russo ficou internado após sofrer o segundo AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em junho do mesmo ano, ele foi internado depois de sentir fortes câimbras nas mãos e vomitado diversas vezes. Na ocasião, Russo fez um eletrocardiograma, entre outros exames, quando teve convulsão e uma isquemia (diminuição da corrente sanguínea), o que provocou o AVC.



Trajetória - O assistente de palco mais famoso da Globo começou no Cassino do Chacrinha, em 1965. Ele animava a plateia e conquistou o público usando fantasias. Russo passou também pela TV Xuxa, Domingão do Faustão, Estrelas e Caldeirão do Huck, entre outros.

Em 2014, depois 46 anos na emissora, ele foi afastado. Em entrevista ao UOL, após sua saída, ele chorou e disse que "o coração ficava triste" ao ser barrado na portaria. "Não posso mais ir ao Projac. Agora só com autorização. Não posso mais entrar lá, meu crachá foi cancelado. Passo mal quando chego na portaria e tento passar meu crachá na roleta e não consigo entrar porque me proibiram. Vou para um canto e desabafo comigo mesmo. E me perguntam: 'Russo, por que você está chorando aí?'. E digo que é porque não posso mais ver meus colegas e os estúdios. Meu coração fica triste. Gosto muito de trabalhar. Não gosto de ficar parado", disse.

Foi contratado da emissora por quase 50 anos, sendo desligado em 2014, quando ficou muito triste e desabafou em entrevistas e nas redes sociais.

Em uma declaração um ano antes, ele afirmou que se a Globo o mandasse embora, iria morrer: "Acho que Deus gosta de mim. Sou um cara realizado no que faço. Se um dia a Globo me mandar embora, eu morro".

Depois de ser desligado da rede, Russo sofreu dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Ao seu recuperar do segundo, em 2015, disse que gostaria de trabalhar com Xuxa na Record, o que não aconteceu.

 No auge da repercussão de sua saída da Globo, o ex-assistente de palco participou do programa "Domingo Show", de Geraldo Luís, e recebeu ajuda.

Na ocasião, desabafou: "Eu fui mandado embora da Globo sem precisão. Foi uma covardia que fizeram comigo. O único cara que me ajuda lá dentro, é o Carlos Bonfim. As coisas que eu fazia, eu fazia até hoje. Eu quero voltar a trabalhar, eu tenho aluguel, energia para pagar. Eu não consegui comprar uma casa, porque o dinheiro não dava. Quando fui dispensado, não podia fazer nada. Sou um funcionário. Eles me colocaram, eles podem me tirar".

O velório aconteceu no domingo (29), e o sepultamento, no Cemitério de Xerém, em Duque de Caxias. Luciano Huck e Zeca Pagodinho enviaram coroas de flores.


HOMENAGENS - Luciano Huck e Xuxa Meneghel prestaram homenagens a Russo, ex-assistente de palco da Globo. Ambos trabalharam com Russo em programas da Globo, nos anos 90 e 2000.

"Dedico o 'Caldeirão' de hoje a ele. Foram muitos anos correndo pelo nosso estúdio. Muitas risadas. Russo é parte da história dos programas de auditório. Parte da história da TV no Brasil. Deixa muitas histórias e muitas lembranças. Vá em paz meu amigo querido", escreveu o apresentador, em seu perfil no Instagram.

Já Xuxa publicou a seguinte mensagem. "Russo, continue correndo de um lado pro outro e alegrando a todos, só que agora em um lugar especial....você fez parte da minha história. Vai com Deus", disse ela.

Outros famosos também lamentaram a morte de Russo. Geraldo Luís, da Record, o classificou como a "lenda", "um homem doce e delicado", que "ajudou a escrever um capítulo importante para a TV brasileira"

"Ele fez parte da infância de todos nós. Ele também foi um velho guerreiro. Que Deus cuide dele. Cumpriu sua missão. Levou alegria a milhões de brasileiros", disse Geraldo, pelas redes sociais.

"Triste sábado! Adeus, Russo querido! Vou guardar sempre comigo o seu carinho, assim como você sempre guardou o meu", escreveu Sonia Abrão, jornalista e apresentadora da Rede TV!.



Fontes: UOL / Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário