sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Como Silvio Santos escolhe seus jornalistas


Desde outubro de 2016, um rapaz de 18 anos apresenta um telejornal nas manhãs do SBT e recebe críticas pela dificuldade de falar e pelas dancinhas ao vivo. Dudu Camargo é mais uma aposta de Silvio Santos, que costuma garimpar profissionais sem experiência em televisão ou sem projeção nacional para comandar os programas jornalísticos da emissora.

O faro de Silvio para revelar jornalistas já foi mais apurado. Em 1988, por exemplo, lançou o primeiro âncora (apresentador de telejornal que emite opinião) da TV brasileira e contratou Boris Casoy, que trabalhava em jornal impresso e nunca havia sentado em uma bancada antes de ser contratado pelo SBT.

O caso de Boris, porém, é exceção. Nos últimos anos, Silvio preferiu apelar para beleza feminina e polêmicas para contratar jornalistas. Foi o que aconteceu com Cynthia Benini e Analice Nicolau, que saíram da "Casa dos Artistas" para apresentar telejornal de minissaia. Já Rachel Sheherazade e Neila Medeiros viralizaram na internet com comentários ácidos.

Com as escolhas, Silvio entra em "guerra" com o departamento de jornalismo. Os escolhidos viram queridinhos e dificilmente deixam a emissora. Para evitar demissões, os protegidos chegam a ir até a porta do cabeleireiro de Silvio, Jassa, para conversar com o dono do SBT.

Se depender de Silvio Santos, Dudu Camargo e seus outros queridinhos continuarão apresentando telejornais no SBT, gostem ou não das escolhas dele.

Veja cinco jornalistas "queridinhos" de Silvio Santos:


Cynthia Benini e Analice Nicolau - Duas crias da "Casa dos Artistas 2" viraram apresentadoras de telejornal nas mãos de Silvio Santos. Cynthia Benini era formada em jornalismo, mas trabalhava como atriz. Já Analice era modelo e fez até "Teste de Fidelidade" com João Kleber. Juntas, elas apresentaram o "Jornal do SBT" e o "SBT Notícias Breves", em que os destaques não era o jornalismo, mas as pernas cruzadas das novas apresentadoras, que apareciam de minissaia. Cynthia deixou o SBT em setembro de 2015 e não é mais tão "queridinha". Analice quase teve o mesmo destino, mas conversou com Silvio no salão de Jassa e conseguiu permanecer na emissora.


Rachel Sheherazade - Apresentava um telejornal local na TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, e era quase desconhecida até um comentário dela chamando Carnaval de "negócio dos ricos" viralizar na internet (o vídeo original tem mais de 1,2 milhão de acessos), em 2011. A jornalista impressionou Silvio Santos, que a chamou para ancorar o "SBT Brasil". Em rede nacional, ela já endossou a justiça com as próprias mãos e foi criticada por defensores de direitos humanos. Após quase perder patrocínio do Governo Federal, o SBT proibiu Sheherazade de opinar no telejornal.


Neila Medeiros - Outra jornalista que chamou a atenção de Silvio foi Neila Medeiros, que até 2013 apresentava o "SBT Brasília" e, como Sheherazade, emitia opiniões fortes. Ele a chamou às pressas para apresentar uma nova versão do "Aqui Agora", que trocou de nome na véspera. Na chamada, o SBT anunciou Neila como "a única jornalista capaz de apresentar sozinha o 'SBT Notícias', enfrentando Datena e Marcelo Rezende". O telejornal, no entanto, fracassou e saiu do ar após dois meses. Neila ficou dois anos em São Paulo e voltou para Brasília em 2015.


Dudu Camargo - A revelação mais controversa de Silvio Santos nos últimos anos é o novo "intocável" do patrão. Dudu Camargo, que começou como modelo e figurante no SBT e na Record, fez um único teste para apresentar o "Primeiro Impacto" e estreou em 12 de outubro de 2016, o que fez muitas pessoas acreditarem que era um especial de Dia das Crianças por causa das roupas largas e da aparência jovem do âncora de 18 anos. Dudu gagueja, erra pronúncias, rebola e até "tira a roupa" ao vivo, mas não sai do SBT por ordem de Silvio, que optou por dispensar duas jornalistas mais experientes, Patrícia Rocha e Joyce Ribeiro. 

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário