sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Faustão perto dos 28 anos de Globo


Fausto Silva, um dos maiores comunicadores do Brasil, conversou com nossa reportagem e falou um pouco do futuro do Domingão, que neste ano comemora 28 anos no ar. A atração é líder de audiência em um dos horários mais disputados da TV brasileira.

O apresentador, com passagens pela Record, Gazeta e Band, relembra o início da carreira como repórter esportivo. Fausto Silva ainda cobriu tragédias que marcaram a história do Brasil e também do jornalismo como os incêndios que provocaram dezenas de mortes nos edifícios Andraus e Joelma, em 1972 e 1974.

Já sobre o seu lado amigo dos amigos, o jornalista fala sobre a oportunidade que dá aos colegas que estão começando na carreira, como o apoio que deu a André Marques: “Quando eu vejo um cara que tem cabeça nesse lado (centrado e determinado), eu tento ajudar.”

Confira o papo:

Balanço do Domingão, 27 anos no ar - “Eu atribuo o sucesso do Domingão a renovação constante. É um mote: ‘renovação constante e insatisfação permanente’. Porque é difícil fazer um programa que você tem que agradar: criança, jovem, adulto e velho. Eu costumo dizer que é um programa supermercado. Esse é o desafio. E em um dia que é complicado. Um domingo, que você tem que levar alegria, especialmente nesses últimos dois anos, que foi bem complicado para os brasileiros.”

Internet - “Eu só falo quando eu vejo quando existe maldade ou burrice. Que tem bastante. Às vezes a pessoa pega uma frase fora do contexto e divulga. O que acontece quando se pega fora do tal contexto ou fora do assunto, não entende e joga isso na rede como se fosse verdade. Isso é o problema. Todo mundo na rede social sofre com isso. Um dia quem sabe a gente vai ter um pouco de ética e principalmente organização. O único problema é esse. É importante o cara saber de quem é o blog, de que jornal, revista é o repórter. Para as pessoas saberem diferenciar os bons profissionais, dos maus profissionais. Da noticia falsa, da noticia verdadeira. Só se beneficia quem é sério, né?”

Relação com André Marques (Fausto incentivou André Marques a ser apresentador) - “Eu gosto muito dele. Têm uns caras que eu tenho essa relação de amizade. Quem tem saúde e felicidade tem a obrigação de passar para os outros. Isso não é para mostrar que é bonzinho. Nada disso! É ser inteligente. Passa ter uma vida melhor para todo mundo. Uma transformação. Então, se eu puder fazer isso, eu faço. Quantos caras arrogantes que vocês conhecem que começaram a carreira simples. Muito humilde e tal. Todo mundo tem projeto. Eu fui repórter gente! Depois, fica famoso dá coice em todo mundo. Eu passei por isso. Eu sei o que é. Quando eu vejo um cara que tem cabeça nesse lado (centrado e determinado), eu tento ajudar. Para que o cara não se perca. Para não cometer os erros que eu talvez tenha cometido com certeza.”

Novidades do Domingão - “O segredo do Domingão é não ficar anunciando e não ficar fazendo toda hora. Claro que teremos bastante coisa para fazer, mas ficamos o tempo todo inquieto. É difícil! Nem sempre acerta, mas sempre tem a vontade de acertar. A vontade de acertar e de mudar é o grande segredo da vida.”

2016, um ano que não terminou - “Foi positivo em relação ao trabalho, a saúde, essa coisa. Mas do resto. Não adianta você estar em uma vida boa, se você vir que a maioria não está com a vida boa, o país não está com a vida boa. Ai, você fala: ‘pô, meu! Não é legal isso’. Enfim.”

Crítico político - “Tem uma galera jovem que está a fim de combater a corrupção. E, levar a sério tudo isso. Se todos os artistas que tem certa influência começarem a falar o que sentem, vai haver uma mudança. Tem gente que fala que não gosta de politica, que não entende de politica e tudo mais. Politica você faz toda hora. Você está no banheiro está fazendo politica. Então, não tem jeito.”

Um recado para os leitores - “Fica aqui registrada a minha admiração, meu carinho e principalmente a esperança de todos nós no verbo: ‘esperançar’. Não é o verbo de esperar. O país só vai ter confiança quanto tiver esperança. Então nós temos que virar esse jogo. Para esse país voltar a ser decente para todo mundo.”

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário