sábado, 13 de janeiro de 2018

Globo tem maior dança das cadeiras do século


A rescisão de contrato de William Waack, anunciada na manhã de sexta (22), encerrou um ano turbulento para o Jornalismo da Globo. Em menos de 12 meses, a emissora perdeu dois âncoras de telejornais nacionais (Waack e Evaristo Costa) e teve de promover a maior dança das cadeiras do século para preencher as vagas.

O anúncio de que Evaristo Costa sairia do Jornal Hoje iniciou a primeira grande movimentação da Globo em suas bancadas desde novembro de 2014, quando Renata Vasconcellos assumiu o posto de Patrícia Poeta no Jornal Nacional e puxou Poliana Abritta para o Fantástico. O efeito dominó, porém, foi muito maior desta vez.

César Tralli, Rodrigo Bocardi e Roberto Kovalick foram cotados para dividir a bancada com Sandra Annenberg, mas a vaga ficou mesmo com Dony De Nuccio, que até então apresentava o Jornal das Dez, na Globo News. Com a promoção de Dony, Renata Lo Prete assumiu o principal telejornal do canal pago em agosto.


Renata durou apenas três meses no posto: com a suspensão de Waack após a divulgação do vídeo em que o veterano fazia comentários racistas, em novembro, a jornalista assumiu interinamente o Jornal da Globo; na sexta, foi efetivada na bancada.

Assim, deu-se início a uma nova dança das cadeiras: o repórter político Heraldo Pereira, apresentador eventual do Jornal Nacional, foi deslocado para a Globo News, onde assume oficialmente o Jornal das Dez em janeiro. Natuza Nery, que substituía Renata Lo Prete no telejornal, ficará como comentarista política.

O ano do jornalismo da Globo também foi marcado por mudanças menores, nas escalas de plantões que prepram futuros apresentadores. Começou com Flavia Freire, apresentadora eventual do SPTV e do Hora 1, que pediu para sair da emissora em fevereiro e se mudou para Portugal com o marido e o filho.


Queridinha de William Bonner, Maria Júlia Coutinho ganhou espaço e, além de comandar o mapa-tempo de segunda a sexta no Jornal Nacional, entrou para a escala de apresentadores do JH aos sábados.

Com isso, a repórter Jacqueline Brazil passou a ser uma das responsáveis pela previsão do tempo no JN de fim de semana. Com ela revezam no posto a substituta oficial de Maju, Eliana Marques, e os alternantes Izabella Camargo e Tiago Scheuer.

No domingo (24), mais uma mudança será revelada para os telespectadores: Dony De Nuccio estreará no Fantástico como substituto de Tadeu Schmidt, que aproveita a pausa no futebol brasileiro para tirar férias. Efetivamente, Dony estará mais uma vez no lugar de Evaristo, que tinha substituído Schmidt no início de 2017.

Troca também nos bastidores - Nos bastidores da Redação, mais trocas em cargos importantes. Diretor do Fantástico há 25 anos, Luiz Nascimento deixou a revista eletrônica dominical para se aposentar. Vai morar em Portugal com a mulher, Eugenia Moreyra, diretora geral da Globo News desde setembro de 2011 _e que também está de saída.

Para a vaga de Luizinho, como era chamado, foi escalado Bruno Bernardes, na equipe do Fantástico desde 1999. Já a diretoria do Globo News ficará com Miguel Athayde, atual diretor da editoria Rio do canal pago, e também conhecido como marido de Renata Vasconcellos.

O posto de Athayde no Rio passará para Vinicius Menezes, atual editor-chefe do Bom Dia Brasil _o cargo dele ficará com Monica Barbosa, uma das chefes de Redação do Globo Repórter.

A dança das cadeiras atingiu patamares nunca antes vistos, já que a Globo costuma mexer pouco no time que ocupa suas bancadas.

Antes da troca de 2014, com Patrícia Poeta, Renata Vasconcellos e Poliana Abritta, a última grande mudança havia acontecido no fim de 2011, quando Fátima Bernardes trocou o jornalismo pelo entretenimento _e, com isso, fez Patrícia substituir o Fantástico pelo JN e puxou Renata para o dominical.

Antes disso, a maior mudança foi em 2005, quando Ana Paula Padrão surpreendeu a todos ao sair do Jornal da Globo para ir para o SBT.

Na época, a Globo decidiu apostar em dois rostos "novos" para a bancada do noticiário: William Waack, então repórter especial e ex-correspondente em Londres, e Christiane Pelajo, que apresentava o Em Cima da Hora e o Pelo Mundo na Globo News e nunca tinha sentado em uma bancada da Globo.

Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário